Dia do Halloween

Hoje é dia do Halloween.  As bruxas e as abóboras são os símbolos maiores desta comemoração, bastante comum nos países anglo-saxões. Nos Estados Unidos então, o dia 31 de outubro é uma verdadeira festa. Meninos e meninas saem às ruas, fantasiados de bruxas, capetinhas, Mulher Maravilha, Branca de Neve e batem nas portas das casas pedindo balas e doces.

Hallowen é uma festa que se opõe ao Dia de Finados, 1º de novembro e teve seu nome inspirado na expressão “All hallow’s eve“, que significa a “véspera de todos os santos”. Esta oposição também se dá com o Carnaval que antecede à  Quaresma .  Halloween teria começado lá na Antiguidade com os povos Celtas, que habitavam as Ilhas Britânicas, que acreditavam que o mundo seria invadido neste dia por terríveis monstros e demônios. E chegou a América do Norte trazida pelos irlandeses.

Em 2009 o Vaticano condenou o Halloween como uma festa pagã, por conter vários elementos anticristãos.

Aqui no Brasil, não se entende porque insistem em festejar hoje como o Dia das Bruxas. Não tem nada a ver com o nosso folclore. Melhor seria comemorar o Dia do Saci-Pererê, da Mula sem Cabeça ou do Lobisomem.

Até mesmo lembrar-se de Carlos Drummond de Andrade, nosso poeta maior que faz aniversário nesta data.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*